sábado, 23 de julho de 2011

Cheirar é tudo de bom...


Estou aqui deitado ao sol, de barrigão para cima, aproveitando o calorzinho do inverno, sentindo todos os cheirinhos ao meu meio redor.
Sentindo um cheiro aqui, outro ali, outro bem distante, me dou conta de como o olfato é essencial na nossa vida canina, assim como a visão e audição é importante para os humanos.
Adoro cheirar tudo. Assim eu sei quem é quem, não importa a raça e espécie animal. É por meio dele, principalmente pelo xixi e fezes que sabemos até a idade, sexo e como está a saúde de outro cão. É incrível o que um cheiro pode nos mostrar. É como uma visão adicional, muito mais eficaz e fica tudo na nossa memória.
Aqui em casa, eu sei aonde cada um dos meus irmãos caninos fazem as suas necessidades e nenhum de nós ultrapassa o limite do outro. 
Nossa, a Filó, a tartaruga que vive aqui em casa, acabou de passar por mim. Ela tem um cheirinho tão forte...
Os humanos não entendem direito esta nossa relação com os cheiros. Eles não entendem que ao farejarmos, estamos realizando uma varredura no local, em outros cães e até em relação a eles.
Cheirar é fascinante. Adoramos aqui em casa quando tem frango assado. Nenhum de nós se afasta do fogão, é aquele empurra, empurra para ver quem fica mais perto e, quem sabe, sobrar um bom pedaço.... O lixo então, é o nosso alvo preferido.
E o cheiro da Vick, minha querida cãopanheira... Todos sabem do meu amor por ela. Quando passa por mim, exala flores. Hummm é tão inebriante...
Hoje, especialmente, estamos sentindo o cheiro do Shadow, nosso paizão labrador que partiu para sempre ontem de manhã. Tudo ainda o lembra. Fico tão triste, mas sei que passará e ficará somente na minha lembrança.
Preciso mencionar o cheiro dos humanos... Sabemos quando eles são bons ou ruins. É impressionante. Não erramos na nossa percepção. Algumas pessoas falam que é extra-sensorial, sexto sentido... que nada, é o nosso focinho.
Por isso que às vezes latimos para uma pessoa que nem conhecemos direito. Sentimos medo, raiva e até mesmo desprezo. Os nossos donos não entendem direito e nos dão até bronca...
Eu, particularmente, adoro o cheiro dos locais em que trabalho, das senhoras, das crianças, das enfermeiras, das cuidadoras, dos voluntários e até mesmo de outros cães terapeutas. E por falar neles, eu não gosto quando ficam me cheirando demais. Incomodo-me com os narizes no meio das minhas pernas. Aí não, caramba! Tem limite essa cheiração... Então eu grito, (ops!), lato para dar um basta.
Na verdade, sinto-me mais vivo quando entro nestes locais.  Sei pelo cheiro exatamente aonde quero ir e com quem ficar. Muitas vezes, exagero, chego até a beijar as pessoas. O que fazer, se eu as amo?
Quanto aos perfumes, ai, ai, ai... os humanos não entendem que nos sentimos muito incomodados. Minha mãe tem mania de passar a lavanda em mim antes do trabalho. Embora (segundo ela) eu fique com cheirinho gostosinho de bebê, eu não agüento. Saiu correndo e sem que ela me veja, me esfrego todo na cama tentando amenizar o tal “odor de bebê”.
Mais que todos os cheiros juntos do mundo, eu adoro o cheiro da Silvana, minha mãe humana. Consigo perceber a que distância ela está de mim, mesmo se for quilômetros.
Com este calorzinho gostoso aqui no sol, fecho os olhos. Não preciso deles para saber onde ela está neste momento. Ah, que cheiro bom! É o cheiro do amor.


2 comentários:

  1. Aiii Paraná amigo:

    Também amo o cheiro de frango assado... é tudo de bom né??
    Quando passar essa tristezinha do seu Shadow, você vai aprender o cheiro das saudades... eu sinto da minha vovozinha, de vez em quando aparece alguma coisa dela por aqui, eu agarro e não solto...é um cheirinho bom, mas às vezes dói... mas faz parte de nossa vida né??
    Beijinho para vc...
    Scully

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo seu trabalho Aumigo!

    Lambeijos para você e que vc traga muita alegria as pessoas e seja bem feliz,

    Câo Feliz

    ResponderExcluir