quarta-feira, 18 de maio de 2011

Por que coisas ruins acontecem às pessoas boas

Uma amiga humana judia contou-me uma antiga história que me ajudou a entender melhor a questão do por que coisas ruins acontecem às pessoas boas:

Em uma aldeia morava uma família composta por um homem, uma mulher e um filho. Eles sobreviviam da lavoura.
Um dia, o seu único cavalo que o ajudava fugiu. O homem ficou desesperado, procurou, procurou pelo cavalo e não o encontrou.
A aldeia inteira foi a sua casa para consolá-lo. Quando questionado, disse que não sabia se o ocorrido foi bom ou ruim para eles.
Depois de uns dias o seu cavalo voltou, mas acompanhado de mais três cavalos.
Novamente a aldeia inteira foi a sua casa parabenizá-lo por este ganho, quase milagroso.
Ele ponderou e disse: eu não sei se foi bom ou ruim.
O seu único filho resolveu montar em um dos novos cavalos. O cavalo empinou, o seu filho caiu e quebrou a perna.
Outra vez, a aldeia inteira veio reconfortá-lo pelo infortúnio. E novamente o homem disse que não sabia se foi bom ou ruim o que tinha acontecido.
Depois de uns dias, soldados vieram até a aldeia recrutar homens jovens e sadios para a guerra. Como o seu único filho estava com a perna quebrada, não pode ir.
A aldeia quando soube foi ao seu encontro.
Aí foi o momento dele dizer que tinha sido muito bom o seu cavalo ter fugido.

Moral da história: quando ficamos focados somente em fato isolado pode ser que tenhamos atitudes passionais e deixemos de ver com clareza a situação como um todo.
Mas se ampliarmos a “nossa ótica”, olharemos a situação na sua totalidade, veremos que aquela situação ruim se transformará em algo bom e positivo mais adiante.